Homenagem dos Amigos


Querido e amado por todos, Ricardo Nohra deixa saudades para a família e amigos. Abaixo, seguem algumas depoimentos de homenagens dados por seus colegas colaboradores da Justiça Federal.

Eu Regina Nohra (mãe do Ricardo) encontrei em uma de nossas conversas essa mensagem que muito me alegrou e desejo que Álisson tenha atingido o seu sonho! E esteja feliz no cumprimento da sua missão.

"Recebi a mensagem abaixo de um integrante de um grupo de resumo que coordeno. Sentimento de trabalho comprido." Ricardo Nohra


Mensagem enviada pelo Álisson em Dezembro de 2016:



"Excelência, Já faz algum tempo precisava escrever o que escrevo agora.
Embora não nos conheçamos bem (fomos apresentados muito rapidamente pelo Ângelo, antes de uma 1a fase, acho que do TRF4), o seu contato aqui é uma resposta de oração.
Sou irmão seu em Cristo, venho de uma família toda cristã (na verdade meu pai é pastor), e embora esteja na guerra já faz algum tempo, e sejam minhas dificuldades tão inferiores às enfrentadas por você, estava cansado.

Há coisa de um ano e meio, pelo menos, vinha me sentindo exaurido, sem forças e sozinho.

Não foi nem só uma ou duas vezes que pedi a Deus para, se fosse para continuar como estava, que ele tirasse esse sonho da magistratura do meu coração.

É verdade que nunca parei de lutar. Mas coleciono várias derrotas nesse caminho.

Foi no meado desse ano que pedi a Deus com toda a humildade: "Senhor, eu não sei o que está faltando. Eu não sei o que estou fazendo errado. Eu não sei "como" o Sr. pode me ajudar, afinal és justo, e há mais preparados que eu. Tudo o que eu sei, Senhor, é que eu preciso da Sua ajuda"

É aí o Ângelo me sugere para o Graal.

E eu chego ao grupo, com tanta gente com o mesmo sonho, com dificuldades e incertezas semelhantes, e uma pessoa que chegou lá: você.

Pode soar brega, mas, quando leio um post seu, eu sinto uma "possibilidade" de alcançar a magistratura.

Assim que começou o grupo, eu senti como se em lugar do Ângelo, Deus colocasse a mão dele sobre meu ombro e dissesse assim: "Álisson, tem alguém aqui que eu gostaria que você conhecesse. Esse aqui é o Ricardo, ele, como você, já esteve de joelhos me pedindo as mesmas coisas. Ele, como você, já teve dúvidas. Como vejo todo dia você fazer em casa, esse seu irmão aqui estudou muuuuiiito. E hoje, como você será um dia, ele é Juiz Federal."

Então, meu irmão, aqui, reservadamente, eu louvo a Deus pela sua vida. Agradeço a ele o privilégio de te conhecer, ainda que virtualmente.


Seu exemplo me fez voltar a crer que posso chegar lá. Fica na paz.🙏"

 Homenagens prestadas a Ricardo em seu facebook. 

"Fernanda Magalhaes uma das melhores pessoas que conheci na vida ... amigo querido .... vai deixar saudades
Gerenciar
Alberto Akira Kono Descanse em paz, meu amigo.
Gerenciar

Jonas Dsousa Foi com grande pesar que tomei conhecimento da partida repentina de um grande exemplo de perseverança e amigo. Que Deus conforte toda a família neste momento duro e muito difícil.
Gustavo Bastos Descanse em paz querido amigo
.



                                                                                                 




Marcio Scarpim Que o Senhor Jesus abençoe a família nesse momento dificílimo. Infelizmente não pude conhecer o Dr. Ricardo Nohra pessoalmente, mas em conversa telefônica que tive com ele este ano, logo após a posse dele no TRF1 e a minha na AGU, em decorrência da intermediação do amigo Andre Luiz Reis, puder receber conselhos preciosos sobre motivação e perseverança na busca por objetivos nobres na vida. Sua história de vida é inspiradora para todos os que buscam realizar sonhos e contribuir para uma sociedade mais justa. O fato de termos uma história de vida parecida aumenta muito minha tristeza com a sua partifa tão jovem. Ambos fomos alunos do Instituto Militar de Engenharia e depois fomos sonhar no Direito. Que Deus o receba em seus braços e também abrace sua esposa, sua filha e demais familiares e amigos. 
Antonio Vicente La Camera Vai com Deus cara. Você foi uma das pessoas mais da paz que já conheci

Gerenciar
Armando Costa Muito triste essa noticia. Sei bem de sua dedicação e empenho nos tempos que dividimos sala de aula, a Justiça Federal realmente perdeu um grande juiz e nos um grande amigo.
Gerenciar

Heloisa Rodrigues Dourado A dor da saudade só se conforta com a certeza do reencontro na eternidade.
Gerenciar

Cristina Mendes Amigo e irmão em Cristo!Muito grata a Deus por ter conhecido você. Que Deus conforte o coração da família!
Alexandra Martins Meus sentimentos, fiquei muito triste com essa notícia....que Deus conforte o coração da família e amigos. Grata por toda a força que você me deu. Descanse em paz meu amigo. 😔😔🙏🏻
Gerenciar

      Vanessa Fts Exemplo de garra e perseverança para todos nós, descanse em paz querido amigo.

Marcia Cristina Estou muito triste mesmo com essa notícia!! Lembro-me da dedicação e perseverança desse guerreiro ... Homem de coração enorme que sempre ajudou a todos... lutou e conseguiu realizar seu sonho. Que Deus ilumine seu caminho de luz e conforte a família neste momento tão difícil.
Gerenciar
Gabriel Elmôr Filho Vai com Deus, meu velho Camarada!
Uma salva de Palmas para vc, que deixou uma lição de que com determinação, alcançamos nossos sonhos!

Manoel Gomes de Pinho Meus sentimentos à família.

No IME ficávamos impressionados com a garra dele nos estudos e sabíamos que não pararia ali.Ver mais
Gerenciar
Mateus Terra Meus sentimentos à família. Caso precisem de algo, não hesitem em me falar. 
O Ricardo era uma pessoa maravilhosa. Um dos melhores que já vi.
Ajudava qualquer um que precisasse e sempre tinha uma palavra de incentivo para quem precisava e ajudava quem quer que fosse.
Descanse em paz, meu amigo.

Armando Morado Ferreira Nosso amigo de Turma IME e do IME também, um alegre e obstinado colega. Vá com Deus Nohra e que a sua família encontre conforto no amor que você propagou.



Diego Fernandes A magistratura perdeu um dos membros que mais fez por merecer a honra e responsabilidade de vestir a toga. Vai fazer muita falta, grande Ricardo. Deus abençoe e conforte a todos os familiares e amigos!

Raphael Oliveira Neto Perda irreparável! Ser humano ímpar! Triste demais.
Gerenciar

Simone Menezes Gantois Que perda! Que cara bacana! Que exemplo de colega de estudos e de generosidade! Deus conforte a sua família. Deixo aqui meus mais profundos sentimentos. A saudades ficará! Descanse em paz, Ricardo!🙏🏽

Evodio Kaltenecker Perdemos um amigo e um exemplo de determinação. Nossos sentimentos à família.
Gerenciar
Joana Sauer Zambão Uma pessoa altruísta e solidária, perseverante e obstinada. Suas qualidades se destacavam como uma pessoa iluminada, que sempre estava disposta a ajudar o próximo. Deus conforte o coração da sua família e de sua amada Amanda. Uma perda lamentável para seus familiares, amigos e para a magistratura federal. Descanse em paz.

Magno Maranhão Junior Sentimentos a um grande amigo. Até em sua partida nos deixa uma grande lição. Sempre foi um exemplo de solidariedade, gentileza, perseverança e integridade. Força à família! 🙏🏼

Livia Suzarte Um dia triste. Perder um amigo, mesmo daqueles que vc já não vê há algum tempo, é difícil. Mas além disso, todos que cruzaram seus caminhos com o do Ricardo, em algum momento da vida, sabem o quão bacana ele era! Pra mim, sempre foi um exemplo de deterVer mais

Werner Dopheide O Nohra foi sempre um exemplo de pessoa perseverante. 54 anos. Muito jovem. Que triste notícia!
Que a família dele encontre conforto e paz neste momento.

Erica Figueiredo Fonseca Meus sentimentos! Estaremos aqui pro que precisarem! Ricardo Nohra é um cara mto querido!

Gerenciar
Juliana Silbernagel Um grande exemplo de ser humano. Deixou ensinamentos a todos aqueles que tiveram a honra de com ele conviver! Vá em paz, amigo Ricardo Nohra!

Gerenciar


Priscilla Souza Triste demais com essa notícia! Vai fazer mta falta aos amigos e ao Judiciário. Uma pessoa que só fazia o bem, querido por todos! Que Deus conforte e dê força`a família!

Gerenciar
Tula Menezes Meus sentimentos a família. Ricardo era uma pessoa ímpar e de uma generosidade sem igual. Muito triste com a notícia.

Fred Couto Que Deus console a família. Grande exemplo de determinação e retidão moral."

“Gente… esse ser humano era admirável. Acordava cedinho fazia sua caminhada, tomava café em uma padaria na BR e voltava pra casa rapidinho pra se organizar e ir pra Justiça Federal desempenhar uma função de grande importância para a sociedade. Era Juiz Federal.”

“Quase todos os dias levava duas caixas de chocolate ou mesmo docinhos pra gente, demonstrando seu carinho e felicidade por ter conquistado essa rica graça após 10 anos árduos de estudo e dedicação, fazendo inclusive com que o mesmo perdesse boa parte da vida de sua filha Amanda que ele tanto falava e amava.”

“Todos os dias pouco antes das nove horas passava pela secretaria em direção ao setor de administração onde ocorria nossa oração matinal (Que não será mais a mesma sem a presença dele). Lá, ele relaxava um pouco da dura correria que tinha e simplesmente adorava a Deus dizendo sempre “Graças te dou meu Pai, por tudo.”

“Não apenas por sua partida para o céu, mas ele era um homem tão bom, gentil, apesar do tamanho, tão doce, de bom coração.”

“Dr. Ricardo, juiz justo, tão preocupado em desempenhar perfeitamente seu papel… apenas 5 meses de sonho realizado… Mas como ele mesmo dizia: “Deus quis assim.”

“Homem temente a Deus, de caráter ilibado. Que amava muito a esposa, a filha, a família, as crianças e a Justiça Federal de Bacabal.”

“Deus achou graça em seus olhos e o levou para junto de si.”

“Que Deus console a família!”.

"O estudo, seja ele direcionado a concursos públicos, seja à vida acadêmica, representa uma jornada árdua e solitária, na qual nada supera o esforço individual na busca pelos objetivos traçados. Entretanto, a proximidade com pessoas que almejam as mesmas metas permite que essa trajetória seja menos penosa e cansativa, possibilitando o compartilhamento de experiências, de angústias e da ansiedade, natural desse período. Por essa razão, dedico esse trabalho à memória do amigo Ricardo Nohra Simões, tão determinado nos estudos quanto no companheirismo. Infelizmente, quis o destino que sua missão com Juiz Federal fosse breve, mas seu exemplo será para sempre lembrado por uma geração, grata por sua amizade e cordialidade. 
Aos leitores só me resta dizer que se chegaram até aqui é porque “já deu certo”!

Quando o livro estiver pronto eu quero enviar um exemplar para a família do Ricardo. Se alguém tiver o endereço depois me passe, por favor.
Danilo Vilela (Anticrese)


Fonte: http://www.blogdosergiomatias.com.br/2017/10/colegas-de-trabalho-do-juiz-federal.html

Fonte: http://www.ma10.com.br/minard/2017/10/subsecao-judiciaria-de-bacabal-lamenta-morte-do-juiz-federal-ricardo-nohra/

Fonte: https://websta.me/n/underwood_interrompido










Mensagem de Sua amada filha Amanda.


"É te mandar mensagem todo dia e saber que nenhuma delas vai ser respondida, é ainda compartilhar minhas notas sabendo que você não vai reclamar, é olhar pro céu e ver um rostinho tão lindo e não uma cor, é amar infinitamente que chega até depois das nuvens, é te ligar sabendo que não serei atendida, é compartilhar pessoas ignorantes sabendo que você não vai mandar ninguém pesquisar nada no google, é procurar fundamentos no código pra acabar com injustiças ao invés de te perguntar "ta certo pai?", é falar com seus amigos sabendo que você não vai me mandar um "colé amanda cê é fogo", é te mandar fotos sabendo que não vão voltar com uma das suas péssimas edições, é passar mal e não ter ninguém pra me dizer "bora, vai morrer não", é acordar esperando uma lambida na cara e só escutar o despertador, é levar os cachorros pra passear e faltar uns passos falhos do meu lado, é saber que mesmo que tudo dê errado eu não vou ouvir você encher o peito e dizer "sou macho", é perceber a cada dia que cabe mais amor que sangue nesse seu coração, é se acostumar com a saudade, e mesmo assim doer. A dor de perder a quem sempre te foi tudo, te proporciona uns sentimentos que ninguém jamais entenderá. Saber que você se foi com o coração três vezes o tamanho normal me fez ver que talvez nem tenha sido infarto, que talvez você tenha amado demais, que talvez você tenha sentido saudade demais, que quem sabe você era bom demais pra conviver com gente, que as vezes você se foi só porque essa justiça não merecia tanta verdade, que podiam ser as mentiras desse mundo que te irritaram tanto que você foi pra outra dimensão, que vai que, um dia você volta e me acorda com esse sorriso amarelo que me passava paz, que mostrava ao mundo que você pode sim, ter 53 anos e ser uma criança, e uma criança pura. Eu prefiro acreditar que pela sua bondade, esse mundo não te quis, e tem um lugar que você se encaixa bem mais. E o pior é que eu to escrevendo isso esperando o seu "você é punk, pentelha" de praxe, mas eu sei que não vou ouvir, e ta tudo bem também, vou morrer não né machão? (...o resto só você lê)"




"En el maravilhoso mundo del amor lo extraordinário que la beleza del amor eternamente esta presente en muestro espiritu,en nuestras historia fe vida. Un grande abrazo querida amiga" Lembranças do Jose Carlos Reyes Ravenna, Shamã e grande amigo de Nohra.

"Nesta foto ele estava fazendo a dedicatória em um livro o vendedor de sonhos para um amigo nosso que tinha sofrido um acidente"

"Eu e o doutor nos nossos dias dias de audiência que ele amava tanto😔"

"Diretor da Secretaria seu Francisco, Olivia, Antonio Carlos, Bruna assessores de Gabinete e o estagiário Kleysson em sua despedida" Homenagem do amigo Mateus Terra em seu canal, no youtube.



O Dr. Danilo Vilela faz homenagem e referência ao amigo Ricardo Nohra em seu livro "Direito Financeiro".





Mensagem do dia dos pais de 2018, de sua filha Amanda:


"Eu ainda estranho o churrasco que não tem tanto sal quanto o seu. Eu ainda escuto as suas músicas. Eu ainda deixo cair algumas lágrimas toda vez que toca Cazuza. Eu ainda leio suas mensagens e rio das mesmas piadas. Eu ainda implico com você dentro da minha cabeça e te conto mil coisas que você amaria saber. Eu ainda como camarão e milho lembrando de como você se lambuzava fazendo isso. Eu ainda deito na sua cama e rio do buraco que vc fez, de tão gordão que voce era. Eu ainda falo pro Heart que já já você chega, e ele fica feliz. Eu ainda repito as suas piadas como se fossem minhas, e as pessoas riem disso. Eu ainda uso suas blusas pra tudo que eu faço. Eu ainda imito a sua letra e escrevo o seu nome mil vezes no meu caderno. Eu ainda lembro de você toda manhã, toda tarde e toda noite. Eu ainda repito pra mim mesma as suas broncas, pq ninguém vai fazer isso igual. Eu ainda te dou boa noite todo dia. Eu ainda escuto música no ultimo volume de manhã so pra sua mania não morrer. Eu ainda olho pro céu e imagino como as coisas tão sendo pra voce ai. Eu ainda seguro o choro toda vez que algo me lembra você, porque eu sei o quanto te dói me ver chorando. Eu ainda esqueço por alguns segundos que eu te perdi, e esse é sempre o ponto alto do meu dia. Eu ainda quero ler minhas redações pra você, pra você falar o quão prolixa eu sou e morrer de rir de mim, prometo nao ficar brava mais. Eu ainda escuto country mesmo que todo mundo odeie, éramos nos dois sempre ouvindo, sobrou só eu papai. Eu ainda implico com todo mundo que tem muito dinheiro, so pq você me ensinou que minha realidade nao é essa. Eu ainda lembro de passar filtro solar na sua careca sempre que ta muito sol. Eu ainda lembro as esfirras que você pedia quando a gente saia, e o quanto eu odiava aquele tomate seco com rúcula. Eu ainda imito sua barriga pulando quando você ria, pra ver se mata minha saudade daquela gargalhada envergonhada. E eu ainda espero ansiosamente o dia que eu vou te encontrar, te abraçar, e poder te amar mais uma vez, pra sempre. Me desculpa ser egoísta e não deixar você ir. É que faz 10 meses que eu to presa no dia em que eu ouvi um médico me dizer que seu coração não batia mais."



 Vídeo e mensagem de sua mãe relembrando os 10 meses de ausência:


"Olá Ricardo querido, você sabe que a saudade aumenta a cada dia... E aos pouquinhos vou entendendo a sua ausência, que será permanente na minha vida... contudo, sinto no pulsar do meu coração, sua meiga voz que diz bem baixinho: Mãe amada eu não morri, apenas mudei de estado e continuo amando a todos. Sinto sua presença no ar, no vento , no sol, no luar... Tenho certeza, como disse Divaldo Franco, que você visita sua familia com uma certa frequência ... Sinto sua falta... E sei o quanto voce desempenhou sua missão com profunda determinação e carinho.. O quanto você desejou intensamente o melhor para sua famila, o quanto você se empenhou para que momentos lindos fossem vividos e compartilhados ... O quanto deve ter sido dificil permanecer sozinho aguardando a chegada da familia neste sertão maranhense na cidade de Bacabal!!! Você soube filho querido esperar....esperar....esperar.... e morrer por amor! Deus te abençoe por toda eternidade... "


    Nosso profundo agradecimento ao diretor Dr. Francisco da comarca TRF1 de Bacabal e sua esposa Dayana, que em viagem a Teresina colocaram as intenções da missa ao Dr. Ricardo Nohra, realizada na Capela de Nossa Senhora de Fátima - Teresina.
    O meu agradecimento pelo permanente amor a ele sempre dedicado! 
    Quanta luz neste ambiente... E Ricardo entre nós!


20/10 Hoje calam em nossos corações, que para o Ricardo não importaram as conquistas materiais da vida... nem os títulos outogardos... mas sim o que realizou na sua breve jornada terrena. PARABÉNS Ricardo, pelo seu aniversário, HOJE O CÉU ESTA EM FESTA!


Homenagem no livro de 25 anos prestada pela SUSEP. Empresa em que Ricardo dedicou muitos anos de sua vida e que certamente levou em seu coração!


Capa do livro 


(...) E Ricardo continue entre nós!

Página dedicada à Ricardo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Biografia

Celebração à memória e ao legado de Ricardo Nohra Simões em 2023

O SHOW TEM QUE CONTINUAR: DE AMANDA PARA RICARDO, DE FILHA PARA PAI EM 2023